Feng Shui – Como podemos nos beneficiar com essa ferramenta de autoconhecimento

Para as especialistas Gabi Canhete, professora de Feng shui, e Cris Paola, arquiteta, podemos nos beneficiar com a técnica feng shui nos ambientes em que vivemos. Mas, primeiramente, vamos entender o que significa a palavra Feng Shui:
Feng – vento e Shui – água, ou seja, forças essenciais para a existência de todos os seres vivos.
Portanto, Feng shui é uma filosofia de vida com base na observação da natureza. E como somos parte da natureza, nós seguimos seus impulsos num movimento de expansão e retração de energia, segundo elas.
Dessa forma, essa ferramenta poderosa pode energizar sua casa com os 4 elementos da natureza, pois ela ajuda a melhorar a qualidade de vida das pessoas que moram nela, reduzindo o estresse e recarregando as energias para enfrentar a rotina diária.
Essa técnica milenar estuda as forças que vem do vento do céu e as forças que vem da água da terra e tenta equilibrá-las para o nosso benefício, melhorando a nossa vida em todos os aspectos.
Assim, o feng shui atua na sua casa e na sua vida para fazer as energias dos elementos água e ar fluírem melhor.
Mas como é na prática?
Na prática, através da leitura da energia da casa, com o auxílio de um mapa octogonal chamado baguá, identificará quais áreas da vida que precisam se harmonizar.
Cada parte desse octógono remete a uma área que influencia a sua vida. Esse mapa é colocado em cima da planta baixa da casa que identificará onde fica cada área. Dessa maneira é possível trabalhar as áreas que precisam mudar ou renovar as energias de determinado cômodo da sua casa.
O que é um baguá?
Um baguá é um mapa com formato octogonal para identificar na planta baixa de sua casa quais espaços há necessidade de harmonizar ou preservar a energia que circula ou que está estagnada.
O termo baguá significa oito trigramas. Eles são formados por um conjunto de três linhas representando a energia yang (masculino) e a energia yin (feminino).
Os guás são áreas que ficam em cada um dos cantos do baguá e têm seu significado, sua cor, seu elemento e sua forma. Portanto, cada guá simboliza uma área da sua vida.
Chi – energia vital que está presente em tudo, são eles fogo, terra, metal, água, madeira.
Essas energias (chi) devem fluir nos ambientes de forma equilibrada e livre. E o feng shui trabalha em favorecimento disso.
O baguá possui oito áreas que estão relacionadas à vida de uma pessoa, são elas: família, prosperidade, sucesso, relacionamentos, criatividade, amigos, espiritualidade e trabalho. Aplicando o feng shui na planta da casa, será identificado quais áreas será preciso melhorar e transformar a energia. Isso se dá através de objetos de decoração, espelhos, cristais, cores, plantas e a iluminação.
Desse modo você pode escolher ativar energias em todas ou em uma das oito áreas da sua vida.
O significado das cores
A vermelha tem a propriedade do fogo. Considerado pelos chineses uma cor estimulante, benéfica e representa a alegria, calor, força e fama.
Amarela representa o ouro, essa cor tem a energia do elemento terra, associada a riqueza e a fortuna, é utilizada para ativar a saúde.
Verde tem a energia do elemento madeira que ativa a criatividade, está relacionado ao crescimento, à prosperidade, a abundância e tranquilidade.
Preto é a cor da profundidade, da introspecção. Seu elemento é a água.
Branco remete a simplicidade, limpeza e a higiene, seu elemento é o metal.
Posição do baguá na planta baixa
Pegue o baguá e posicione a parte de baixo do mapa (espiritualidade, trabalho e amigos) com a parede da porta de entrada da casa, especificamente o guá do trabalho deverá estar alinhado a ela. Depois, centralize o baguá sobre a planta toda, dessa forma todas as áreas deverão se encaixar em todos os cômodos da casa.
Essa técnica pode ser aplicada em plantas baixas de um escritório, jardim ou em um só cômodo.
Mas, antes de utilizar o feng shui, a casa ou o ambiente em que se quer trabalhar as energias deve estar limpa e sem bagunça. O ideal é retirar objetos quebrados, doar o que não te serve mais, acabar com pilhas de papéis e acúmulo de coisas inúteis. Pois só isso já nos faz sentir melhor.
http://I Ching – Uma ferramenta valiosa para o autoconhecimento