Turnê Titãs Encontro – Pra dizer adeus


0
Categories : Notícias

Com recorde de público em todas as noites, a banda Titãs realizou seus últimos shows  na cidade de São Paulo 

 

Nos dias 21,22 e 23 de dezembro, com recorde de público em todas as noites, a banda Titãs realizou seus últimos shows na cidade de São Paulo.

Após essa turnê, o grupo encerra esse reencontro que uniu os integrantes da formação original: Arnaldo Antunes, Branco Mello, Charles Gavin, Liminha, Nando Reis, Paulo Miklos, Sérgio Britto e Tony Belloto.

Branco Mello, que retirou boa parte da laringe por causa de um tumor agressivo, mesmo rouco mostrou-se resiliente e grato por ainda estar falando e poder fazer parte dessa experiência incrível.

A intenção de juntarem-se para esse evento foi para celebrar os 40 anos de sua existência. “Titãs Encontro – Pra dizer adeus” se apresentou por todo o Brasil, deixando os fãs de longa data entusiasmados com esse retorno momentâneo.

Banda marcou o rock nacional

Banda que marcou o rock nacional na década dos anos 80, mostrou que suas músicas são tão atuais quanto naquela época. Pois fatos que confirmam isso foram os ingressos esgotados nos três dias de apresentação e a presença de famílias inteiras assistindo aos shows, pai, mãe e filhos. Ou seja, ouvir Titãs é uma cultura que vai passando de geração em geração.

Quem acompanha os Titãs desde o início, pôde conectar-se com suas memórias a cada momento e teve a oportunidade de criar outras nesse encontro marcante.

Já a nova geração vivenciou a forma peculiar das feras do rock com suas performances teatrais e a interação com um público que vibrava muito.

Numa atmosfera nostálgica, o show foi produzido por um repertório de canções compostas por todos os integrantes no intuito de prestigiá-los.

Dessa forma, os fãs mais antigos reviveram uma fase mais rock and roll da banda que já fazia grande sucesso. Foram ao delírio com as músicas “Polícia”, “Bichos escrotos”, “AA UU” e “Porrada”.

Com as canções do álbum “Acústico MTV”, a viagem pelo tempo chegava aos anos 90. A multidão experienciava esse momento cantando e dançando.

Um dos momentos marcantes da apresentação foi a participação da Alice Fromer para homenagear o pai Marcelo Fromer, que morreu em 2001, vítima de um atropelamento. Cantou algumas músicas ao lado de Arnaldo Antunes.

Outro momento impactante foi ao som de “Epitáfio”, com o estádio todo iluminado pelas lanternas dos celulares, em uníssono a multidão cantava.

Esse foi realmente um espetáculo grandioso e deixará saudades e ótimas lembranças para quem estava presente.

A história da banda

Formada na cidade de São Paulo em 1982, seu estilo, em princípio, era o pop rock alternativo, mas passaram por outros gêneros como New wave, MPB, grunge e punk rock.

Sua primeira formação era composta por 9 membros: Arnaldo Antunes, Ciro Pessoa, Branco Mello, Sergio Brito, Paulo Miklos e Nando Reis, André Jung, Marcelo Fromer e Tony Belloto.

A maioria deles estudavam juntos no Colégio Equipe e já era envolvida com a música e participava em outras bandas.

Sua maior influência musical foram os “Novos Baianos”, Alceu Valência e Gilberto Gil tanto que em 1981, decidiram formar a primeira versão dos Titãs, que se chamava “Titãs do iê-iê”.

E a partir daí a banda já chamava a atenção pela quantidade de pessoas no palco, pelas roupas bizarras e maquiagem.

Discos lançados

Em 1984, Ciro Pessoa deixa a banda, passando a ficar com 8 pessoas. Nesse mesmo ano, lançaram o seu primeiro disco e decidiram tirar o “iê-iê” de Titãs, por estarem sendo confundidos com a época do rock da jovem guarda.

Nesse disco, intitulado “Titãs”, já contava com grandes sucessos como “Sonífera Ilha” e “Marvin”.

“Sonífera ilha” foi uma das músicas mais tocadas nas rádios na época. Tal fato propiciou várias apresentações da banda nos programas de tv do Raul Gil e Chacrinha.

Em 1985 lançaram um novo disco “Titãs – Televisão”. E foi em 1986 que ganharam seu primeiro disco de ouro com o disco “Cabeça Dinossauro”.

No ano de 1987, lançam o seu quarto disco “Titãs – Jesus não tem dentes no país dos banguelas”.

Em 1988 já se apresentavam internacionalmente, gravaram seu primeiro disco ao vivo chamado “Go back.

E em 1989, o disco “Õ Blésq Blom” foi uma das produções mais famosas da época e seus principais sucessos foram “Miséria”, “Flores” e “Pulso”.

Em 1991, lançaram o álbum “Titãs – Tudo ao mesmo tempo agora”, e 1993 – “Titanomaquia”, em 1994 – “Titãs – Domingo”, em 1997 – “Acústico MTV”, em 1998 – “Titãs – Volume dois ao vivo”, em 1999 – “Titãs – As dez mais”, em 2001 – “A melhor banda de todos os tempos da última semana”, em 2003 – “Como estão vocês”, em 2005 – “Titãs – MTV ao vivo”, em 2009 – “Titãs – Sacos plásticos”

https://culturaeafins.com/index.php/2023/12/18/resiliencia-por-que-e-tao-importante-desenvolvermos-esse-comportamento/

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *