Doramas – Cada vez mais populares


0
Categories : Arte e Cultura , Blog

Por que conquistaram o público ocidental?

Nos últimos anos, a preferência por assistir doramas têm crescido entre jovens e adultos de diversos países. Esses programas fazem muito sucesso e conquistaram o público ocidental de forma muito rápida. Pois são séries cativantes que emocionam quem assiste.

Mas o que é dorama?

Dorama significa drama, é novela ou série japonesa, também é conhecido por

K-drama que é produzido na Coreia do sul. Este é o mais popular e preferido do público. É fato que a indústria de entretenimento desse país se tornou referência  e vem exportando filmes, séries e músicas pelo mundo.

Um drama asiático pode ser de gêneros diversos como terror, romance, comédia ou suspense. Diferente das produções ocidentais, a série é limitada, tendo em média 16 a 25 episódios e poucos personagens.

Segundo a psicóloga Deise Coelho, há vários motivos que fazem as pessoas apaixonarem-se por esse tipo de série. Começando pela valorização das relações humanas, observando como elas relacionam-se, como vivem uma com as outras em qualquer circunstância, seja no dia a dia, na vida sentimental ou no comportamento de cada um.

Isso faz com que as pessoas se identifiquem profundamente com o que acontece em cada história.

E, por mais que os enredos sejam romantizados, eles referem-se ao nosso cotidiano. Pois transmitem valores sociais significativos como o respeito pela família, professores, amizade e relações amorosas.

A sensibilidade e a forma leve de abordar temas importantes como bullying, depressão, suicídio, assédio sexual, maltrato infantil, morte e luto, são características que tornaram os doramas tão conhecidos. Assim apresentam-nos de forma clara e objetiva as possíveis consequências de várias situações sem repressão.

A novela asiática também revela pequenos momentos que representam verdadeiras histórias de vida.

Dessa maneira, os fãs simpatizam com as emoções e sentimentos dos personagens. Independentemente das diferenças culturais e idiomáticas. E através dessas diferenças é que aprendemos mais sobre as tradições, as comidas, os valores sociais. Fica claro também que valorizam o conhecimento e o estudo.

O comprometimento e a disciplina com o trabalho também ficam em evidência nas histórias.

É possível conhecer o que o país oferece através das narrativas

Então, ao assistir essas produções conhecemos as normas sociais por meio da observação do cotidiano dos personagens, como na Coreia do Sul, por exemplo, onde as pessoas evitam encostar ou invadir o espaço do outro.

Descobrimos questões relevantes que têm sido discutidas nos países asiáticos. Passamos a saber como funcionam as leis, hierarquias e mitologias. Ou seja, é possível conhecer o que o país oferece através das narrativas.

A psicóloga também aponta para a forma como é feita a produção dessas séries que faz os dorameiros envolverem-se completamente. Da trilha sonora com hits de k-pop, o uso de cores fortes e iluminação aos ambientes onde os personagens contracenam.

De indumentária impecável, os personagens falam muito através dos olhares, principalmente o casal protagonista que, diferente dos romances ocidentais, só vão beijar-se perto do final do seriado.

Outro motivo que faz as pessoas viciarem em doramas e ficarem horas assistindo é o tamanho da série, os poucos episódios que você pode terminar em curto período e já partir para a próxima história.

Além de mostrarem lugares bem interessantes e lindas paisagens que dão vontade de conhecer pessoalmente.

E não dá para deixar de falar do elenco que em cada produção não podemos imaginar outros atores fazendo o mesmo personagem de tão boa a atuação.

Por isso se você ainda não assistiu nenhuma série, seguem algumas indicações para começar a maratonar e se emocionar para valer.

. Pretendente surpresa;

. Desgraça ao seu dispor;

. Advogada extraordinária;

. Sorriso real;

. Beleza verdadeira;

. Meu demônio favorito;

. A love so beautiful;

. Nosso destino.

 

Leave a Reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *